sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

8 bons livros sobre vocação matrimonial

por André Krupp e Tássila Maia

Muitas pessoas nos pedem indicações de livros sobre namoro, matrimônio, Teologia do Corpo, entre outros temas. Gostaríamos, então, de indicar nesse post oito bons livros que podem ajudar (e muito!) quem deseja se aprofundar nesses assuntos ou está se preparando para o matrimônio.

A primeira indicação é voltada para as mulheres solteiras. Jason e Crystalina Evert partilham um pouco de sua experiência, ajudando, assim, as mulheres a se encontrarem com Deus e consigo mesmas para, então, encontrar sua “alma gêmea” e construir um matrimônio sólido.

Como encontrar sua alma gêmea sem perder sua alma
Jason e Crystalina Evert
Editora Canção Nova



A segunda indicação é uma introdução, em linguagem simples, à Teologia do Corpo de São João Paulo II. O autor faz uma síntese do conteúdo das catequeses do papa, ajudando a compreender o plano original de Deus para o homem e a mulher e como podemos reencontrar o caminho da felicidade almejada pelo Criador.

Teologia do Corpo para principiantes – Uma introdução básica à Revolução Sexual por João Paulo II
Christopher West
Editora Myrian

Adentrando agora no tema do matrimônio, a terceira indicação é um grande resumo da doutrina da Igreja acerca deste sacramento. Pe. Matheus Pigozzo aborda o matrimônio como um chamado, uma autêntica e corajosa missão a ser assumida pelos esposos. Trata de diversos temas, do namoro aos filhos, traçando um panorama completo do matrimônio cristão.

O matrimônio cristão
Pe. Matheus Pigozzo
Editora Ecclesiae


A quarta indicação leva os leitores a uma reflexão sobre o significado do amor e o verdadeiro sentido do matrimônio, na contramão do pensamento moderno que assola a maior parte dos cristãos. Com uma linguagem clara e madura, Cormac Burke expõe com maestria as exigências centrais do matrimônio (indissolubilidade, unidade e fecundidade) e convida a uma vivência integral da vocação matrimonial.

Amor e casamento
Cormac Burke
Editora Quadrante

Ainda no tema matrimônio, a quinta indicação é uma preciosidade publicada recentemente em português. Trazendo uma visão transcendental do matrimônio, Venerável Fulton Sheen aborda o querer e o agir de Deus no matrimônio humano e provoca uma reflexão mais profunda e espiritual acerca do “Grande Mistério”.

Três para casar
Fulton Sheen
Editora Molokai


Com a sexta indicação entramos na temática dos filhos. O fantástico testemunho de Kimberly Hahn, alicerçado à sólida doutrina exposta pela autora, traz ao leitor uma nova e emocionante visão a respeito do dom da fecundidade. Não há como “passar indiferente” por este livro: a sua leitura é, simplesmente, uma experiência transformadora.

O amor que dá vida – O maravilhoso plano de Deus para o matrimônio
Kimberly Hahn
Editora Quadrante

A sétima indicação é um livro surpreendente. Longe de ser uma narrativa fria e distante, “Deus e os filhos” faz com que o leitor tenha a nítida impressão de estar em uma verdadeira direção espiritual. O autor, que consegue em um só capítulo ser enérgico, bem-humorado e terno, impulsiona a um verdadeiro combate ao egoísmo, mostrando toda a beleza de viver a vocação matrimonial com generosidade.

Deus e os filhos
J. Urteaga
Editora Quadrante

Por fim, a última indicação é um pequeno tesouro. Francisco Faus demonstra que, na difícil tarefa da formação dos filhos, os pais necessitam orientar-se pela verdade e pela virtude, educando primeira e principalmente por seu próprio exemplo.

A força do exemplo
Francisco Faus
Editora Quadrante





Boa leitura!
Deus nos abençoe e a Virgem nos proteja!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Aprofundamento Sede Fecundos

A fecundidade é uma graça, um dom dado aos esposos para cooperarem com Deus em sua obra Criadora. Hoje, porém, esse bem tem sido atacado, banalizado e distorcido nos mais diversos meios da sociedade.
Para compreender e viver bem esse dom é preciso nos apegarmos à doutrina moral da Igreja. Só assim conseguiremos desmascarar as mentiras que tentam a todo custo nos impor. A formação torna-se, assim, imprescindível no momento atual, pois muitas são as dúvidas a respeito deste assunto: Por que a fecundidade é um bem? O que é mentalidade contraceptiva? O que as grandes fundações internacionais têm a ver com tudo isso? Por que é pecado grave usar camisinha, pílula, DIU e outros métodos contraceptivos?  O que são métodos naturais? Como e quando devo usá-los?


Por isso, no dia 19 de março deste ano, abordaremos este tema no Aprofundamento Sede Fecundos. Buscaremos trazer de forma sintética o ensinamento perene da Igreja a respeito da procriação. Você que é casado ou está se preparando para o matrimônio, não deixe de fazer a sua inscrição (AQUI) e divulgar para seus amigos e familiares!