segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Documentos da Igreja sobre Matrimônio e Sexualidade

Para ajudar no estudo dos católicos a respeito da vida humana, da sexualidade e do matrimônio, disponibilizamos alguns links com diversos documentos relacionados ao tema:


Publicada em 1930 pelo Papa Pio XI no período em que as denominações protestantes começaram a aceitar a contracepção. Esta Carta Encíclica aborda o tema do matrimônio cristão.


A Constituição Pastoral sobre diversos aspectos da Igreja no mundo atual é fruto do Concílio Vaticano II, publicada em 1965, sob o pontificado de Paulo VI. No primeiro capítulo da Parte II trata especificamente da família cristã.



Esta Carta Encíclica do Papa Paulo VI foi publicada em 1968 e tem como proposta reforçar a posição da Igreja contra os métodos artificiais de contracepção  e também motivar os esposos à vivência da paternidade responsável.


A Exortação Apostólica, do Papa João Paulo II, foi publicada em 1981 e tem como objetivo orientar o clero e todo o povo de Deus sobre a função da família no mundo atual.


Sob o pontificado de João Paulo II, em 1987, a Congregação para a Doutrina da Fé, sob orientação do Papa Bento XVI (então Cardeal Joseph Ratzinger), publicou esta Instrução sobre o respeito à vida humana nascente e a dignidade da procriação. Aborda temas como aborto, inseminação artificial, etc.


Publicada em 1994 pelo Papa João Paulo II por ocasião do Ano da Família, esta carta reflete sobre a contribuição da família para a construção da civilização do amor.


Sob o pontificado de João Paulo II, em 1995, o Conselho Pontifício para a Família, sob orientação do Cardeal Alfonso López Trujillo, publicou este documento no intuito de orientar as famílias a respeito da sexualidade humana e educação dos filhos.


Esta Carta Encíclica foi publicada pelo Papa João Paulo II no ano de 1995. Trata de temas como aborto e eutanásia.


Em 1997, o Conselho Pontifício para a Família, expediu este documento na intenção de instruir os confessores sobre alguns temas de moral relacionados à vida conjugal.


Este texto foi aprovado pela 42ª Assembléia Geral da CNBB em abril de 2004. Aborda diversos temas sobre a vida familiar, dando uma noção geral sobre a doutrina da Igreja neste tema.


A maioria destes documentos pode ser encontrada também em versões impressas, disponibilizados em português por editoras católicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário